"As ciências sociais e humanas são um conjunto de disciplinas, diversas e heterogéneas, que têm por objecto de estudo diversos aspectos da realidade humana: sociologia, economia, antropologia, psicologia, história, arqueologia, geografia, demografia, ciências políticas, linguística, etc. As ciências humanas e sociais, que se colocam em oposição às ciências ditas “exactas” (por vezes, ciências “duras”), devido ao seu estatuto epistemológico específico, procuram estudar as culturas humanas, a sua história, as suas realizações, os seus modos de vida e os seus comportamentos individuais e sociais. A sociologia pode-se definir, resumidamente, como o estudo científico dos comportamentos, das acções e das práticas das pessoas no seio das organizações ou das estruturas sociais: família, escola, empresas, etc.
A sociologia do desporto interessa-se pelo funcionamento da realidade desportiva. Ela procura analisar as relações existentes entre o desporto ou a forma genérica das actividades físicas e desportivas da sociedade. O seu objecto de estudo abrange uma realidade complexa, pois o desporto compõe-se de um amplo “mosaico” de actividades, de funções, de espaços, de empregos, entre outros.
A sociologia do desporto visa descrever o desporto enquanto fato social, a explicar a realidade desportiva composta de acções, de práticas e de comportamentos e compreender as interacções que se estabelecem entre esta pluralidade desportiva e as organizações ou estruturas sociais.
Há muito tempo que as ciências sociais e humanas são reconhecidas como disciplinas científicas. A sociologia do desporto, considerada como sendo uma área de conhecimento de maior relevância e interesse, pelo seu lento despertar, estará ainda à procura do seu próprio terreno, das teorias e de paradigmas. Isso nada espanta, na medida em que a “sociologia parece caracterizar-se por uma constante e incessante pesquisa dela própria” (Aron, 1967, apud Boaventura, 2002, p. 159).
Para Haumont, Levet e Raymond (1987), a sociologia do desporto contempla três fases. A primeira de 1950-1964 é marcada pelo aparecimento de obras, versando sobre o tema do desporto. A segunda fase de 1964/65-1972 diz respeito à institucionalização da disciplina, nomeadamente com a criação do Conselho Internacional do Desporto e Educação Física (ICSPE) e do “International Council for Sociology of Sport” (ICSS), que veio a integrar-se na Associação Internacional de Sociologia (AIS). A terceira fase, que se estende até à actualidade, é caracterizada pela diversificação de grupos de trabalho, investigações e publicações. Segundo os autores, apesar dos progressos, a “maturidade disciplinar” ainda foi verdadeiramente atingida."
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