sexta-feira, 21 de junho de 2019

FICAMOS COM LUÍS FILIPE VIEIRA


"Somos grandes e somos gratos. Mas, relativamente ao impressivo negócio da semana, com toda a franqueza, eu não sei onde - do estrito ponto de vista do nosso Benfica - estará, de facto, a maior virtude: se, na cabeça e nos pés do jovem jogador (e da sua família); se, na carteira (e nos planos) do clube comprador; ou se, no virtuosismo de gestão desportiva do nosso Presidente. E - embora tendo nós muitas outras históricas razões para nos gabarmos... - ou muito em engano, ou creio bem que, mais uma vez, os méritos voltam a residir todos (mas todos, mesmo!) no portefólio das soluções que Luís Filipe Vieira soube criar para melhor defender e gerir o Benfica do futuro.
Claro que agora, aí temos já no passeio público, para deliciado regalo da nação benfiquista, a vergonhosa procissão dos humilhados que costuma sair, pungente, dos adros das televisões, das rádios e dos jornais para percorrer as ruas da amargura antes de se encontrar na praça das misérias ético-moralistas, com o coro dos despeitados e com a orquestra dos invejosos, para mais uma disfonia daquelas... à maneira, sempre que é a vez em que o Benfica ganhe!
O Benfica voltou a ganhar. Inquestionavelmente. Ganhou em vários tabuleiros. E é justamente por se verificar que estas circunstâncias em que o Benfica vai ganhar se estão a tornar mais reiteradas e frequentes, que elas se revelam também progressivamente, mais insuportáveis para esses humilhados, despeitados e invejosos.
No que diz respeito à espectacular transferência que se anuncia em grandes parangonas por todo o lado, pelos vistos, o clube espanhol terá decidido arriscar (de resto, tão corajosamente como o próprio jogador e os seus representantes...), o Benfica ganha inquestionavelmente, acima e abaixo e à direita e à esquerda, por cinco ordens de razões:
a) mantém com absoluto rigor os termos contratuais, quanto ao valor de uma cláusula de rescisão tida por inatingível;
b) assegurá o recebimento da quarta ou quinta mais elevada quantia de uma transferência, em toda a história do futebol;
c) confirma de modo drástico a credibilização do seu campus de formação de jogadores;
d) eleva severamente o patamar de valor mercado genérico atribuível aos seus activos;
e) pôde propor um novo protagonista português com dimensão universal, para o futebol do séc. XXI.
Agora, não faltarão - fora e dentro do nosso Clube - aqueles incrédulos de há poucos dias, a terem de engolir os pessimismos que vomitavam: mas não deixarão de ser também eles, os primeiros a pretender iludir a visão que Luís Filipe Vieira demonstrou, com um formidável golpe de asa em 5 de Novembro do ano passado, ao anunciar a renovação das condições contratuais do jogador, dobrando-lhe a cláusula de rescisão, de sessenta para os tais impensáveis centro e vinte milhões de euros.
O que impressiona é que Luís Filipe Vieira toma a decisão quando, nessa altura, o mais jovem atleta do plantel, à nona jornada da Liga, levava apenas centro e cinquenta e seis minutos corridos e dois golos marcados, em duas partidas como titular da equipa.
João Félix agora vai sair, não é? Pois, mas felizmente podemos afirmar que, afinal, o Benfica fica ainda mais consolidado: nós ficamos com Luís Filipe Vieira."

José Nuno Martins, in O Benfica

6 comentários:

  1. Assalariado lambe botas. Que vergonha que a maioria dos seres humanos se tornaram,sem espinha dorsal.Cada vez mais respeito,gosto e admiro os animais de estimação que dão tudo em troca aos donos sem esperarem nada em troca.Cada vez mais com o avançar da idade felizmente consigo ver melhor os oportunistas que não têm mínimo de pudor para engraxar quem lhes paga os ordenados com serviços encomendados pelos queridos lideres e donos disto tudo.Os nossos valentes antepassados devem estar envergonhados porque lutaram e conquistaram novos mundos com coragem e bravura para agora verem um povo que mais parece um rebanho de carneiros que todos falam e ninguém faz nada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda sou do tempo em que uma opinião sem estar assinada valia menos que 0. No seu caso ainda abro uma exceção para ver se entende que assim ninguém o leva a sério, é lidar...

      Eliminar
  2. Grande José Nuno, nos BENFIQUISTAS somos gratos. Corraboro perfeitamente com tudo que foi escrito. Parabens JNM

    ResponderEliminar
  3. Ainda bem que a tvs é uma pessoa vê o que se passa e passou e cada um fica com sua ideia e o seu ver.... Será que vimos isto que foi escrito?? Eu não vi nada disso mas ok são opiniões

    ResponderEliminar
  4. Mas afinal o objectivo estratégico não era manter o jogador?
    Deve pois LFV estar profundamente chateado com o considerado parceiro JM que assim lhe contrariou os intentos e objectivos.

    ResponderEliminar