sexta-feira, 31 de julho de 2020

MEHDI TAREMI - O (POUCO) CONHECIDO

"Os milhões de seguidores na rede social Instagram podiam ser a razão mais provável para que o Rio Ave Futebol Clube avançasse para a contratação do Iraniano de, 28 anos, no entanto, finalizado o campeonato podemos perceber que foi claramente um grande trabalho realizado pela estrutura do clube.

“Não é surpresa, esperávamos mais ou menos isto desde o início”
Carlos Carvalhal (Conferência de Imprensa, 30/06/2020)

Pois é, segundo Carlos Carvalhal não é surpresa nenhuma desde o início… Isso só prova de que ninguém, melhor do que o Treinador, que trabalha diariamente com os seus jogadores para perceber de forma clara aquilo que eles podem fazer para trazer valor à sua ideia, de forma a criar condições aos seus jogadores para que os mesmos se possam expressar dentro de uma ideia coletiva. É neste sentido que acredito que se é verdade que o valor de Taremi é inequívoco, também para mim é verdade que o valor de Taremi foi realçado graças ao contexto promovido pelo Carlos Carvalhal (subentenda-se sempre “e respectiva Equipa Técnica”) para que ele se evidenciasse dentro daquela que foi a ideia de jogo mais positiva e regular do campeonato (esta é a minha opinião, como é evidente).
Posto isto, falar de Mehdi Taremi (2019/2020) é falar da sua presença em 37 jogos (88% dos jogos da Equipa), cerca de 2870 minutos, 21 golos e uma assistência, fazendo com que tivesse uma influência de 40% nos golos do Rio Ave F.C. no que à Primeira Liga diz respeito. Dos seus 21 golos, 7 foram através do pontapé de grande penalidade, não falhando em nenhuma ocasião, o que demonstra que também é um jogador capaz de ter a confiança do seu Treinador pelos seus elevados índices de concentração e qualidade na decisão. Foi um dos jogadores (faltam-me dados que comprovem se foi o jogador) que conquistou mais faltas que originaram lances de perigo ou de clara oportunidade de golo, inclusive ganhou 8 grandes penalidades. Ficou no pódio dos melhores marcadores da Primeira Liga, não sendo o melhor porque Carlos Vinicius fez o mesmo número de golos com menos minutos jogados.
Mas é claro, que eu defendo que um jogador será tão bom quanto melhor for o contexto em que se insere e para além de um grande e digno trabalho realizado pelo Carlos Carvalhal e sua Equipa Técnica, urge salientar toda a qualidade individual que rodeou Mehdi Taremi, sobretudo, dentro de campo.
Ao longo do vídeo vão conseguir visualizar algumas particularidades do Avançado Rioavista, tais como: orientação dos apoios para a profundidade, constantes movimentos pelo lado “cego” dos Defesas adversários, agressividade ofensiva tal como defensiva, qualidade na decisão, capacidade de manter intensidade no seu jogo (e com intensidade quero dizer que se trata de um jogador que é capaz de manter a sua postura inicial em todos os comportamentos durante praticamente todo o jogo, por isso, subentenda-se que para mim, é um jogador bem preparado em todas as dimensões do jogo: Física, Técnica, Tática e Mental), rápida chegada à área e ocupação eficaz dos espaços livres na mesma, mobilidade, qualidade técnica, inteligência tática, entre outras que não são tão evidentes neste curto vídeo… No entanto, fica claro para mim, que quem adquirir Mehdi Taremi adquire um Pack Completo naquilo que diz respeito ao bem saber executar a posição de Ponta de Lança.
Hoje não coloquei áudio porque penso que escrevi tudo o que pensava acerca de Taremi, por isso, vejam com olhos de quem analisa um jogador por toda a sua compleição e deliciem-se se for o caso. Para mim foi, no entanto, estou aberto às vossas opiniões como sempre."

Sem comentários:

Enviar um comentário