quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

RUMO À 30ª



 "É recorrente a insistência sportinguista em tentar que a FPF altere a contagem dos campeões nacionais. Pretendem, sem fundamentação válida, que o Campeonato de Portugal, organizado sob esse nome entre 1922 e 1938, passe, volvidos mais de 80 anos, a ser considerado o que nunca foi.

Até 1934, o Campeonato de Portugal foi a única prova nacional. E os clubes vencedores eram apelidados de 'campeões de Portugal'. No entanto, face a elementos mais relevantes, estes não são suficientes para que a FPF deva aquiescer à demanda leonina e enverede pelo revisionismo.
Em 1938, o Campeonato da I Liga com quatro edições, passou a ser denominado por 'Campeonato Nacional da I Divisão', e o Campeonato de Portugal passou a 'Taça de Portugal'. Isto consta no relatório da FPF de 1938/39, uma decisão que foi obviamente legitima, tomada por quem tinha mandato para tal, no tempo certo e aprovada pelas associações.
Não houve alterações no modelo competitivo, não obstante a nova, denominação 'Taça de Portugal'. E o troféu praticamente não sofreu alterações (durante muitos anos teve placas dos vencedores da competição sob ambas as denominações).
E sobejam exemplos na imprensa, inclusive da década de cinquenta, de que o entendimento generalizado era, então, o de que o Campeonato e Taça de Portugal se tratava da mesma prova ou, no mínimo, o de que a primeira antecedera a segunda.
Como tal,  faço sempre a questão, nas minhas intervenções públicas desde que me consciencializei plenamente desta temática, de incluir os três Campeonatos de Portugal ganhos pelo Benfica no nosso palmarés da Taça de Portugal. E assim continuarei a fazê-lo, por respeito aos factos e a todos os benfiquistas que contribuíram para estes feitos."

João Tomaz, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário