domingo, 28 de fevereiro de 2021

SL BENFICA | 5 DAS MAIORES CONQUISTAS ENCARNADAS EM 117 ANOS DE HISTÓRIA



 "O Sport Lisboa e Benfica celebra o seu 117º aniversário e este artigo mostra cinco das maiores conquistas do clube fundado, como cantam os adeptos, na Farmácia Franco.

Ao longo da sua história muitas foram as conquistas do clube, quer a nível nacional, quer a nível internacional. De frisar que a nível de futebol masculino, o SL Benfica é o clube com mais títulos nacionais, sendo que conta com 37 campeonatos nacionais e 26 Taças de Portugal.
Como não poderia deixar de ser, é necessário frisar que o Sport Lisboa e Benfica não se resume à equipa de futebol. Por isso, seguem-se, também, algumas conquistas das variadas modalidades praticadas no clube.

1. SL Benfica bicampeão europeu – Após tocar no céu do futebol europeu, o SL Benfica tomou-lhe o gosto e pretendia replicar a proeza de Berna.
Com Eusébio a integrar o conjunto encarnado, as “águias” levantaram voo e rumaram a mais uma final europeia, desta feita contra o clube mais temido do mundo na altura: o Real Madrid CF.
Numa final marcada para o Olímpico de Amesterdão, o Real Madrid CF entrou na frente do marcador com um bis de Puskás aos 18’ e 23 minutos. José Águas e Cavém reduziram, mas ainda antes do intervalo, Puskás assinou o hat-trick e colocou os merengues na frente do jogo.
O intervalo fez bem ao SL Benfica, que empatou a contenda por intermédio de Mário Coluna logo no início da segunda parte. Depois Eusébio “fez das suas” e bisou na partida, dando o segundo troféu consecutivo aos encarnados.
A europa do futebol ficava rendida ao feito do Sport Lisboa e Benfica, que desde então não foi capaz de repetir uma conquista europeia, contando com oito derrotas consecutivas em finais europeias.

2. SL Benfica campeão europeu – O Sport Lisboa e Benfica luta, hoje em dia, com a dificuldade de se assumir nas provas europeias de futebol, mas outrora foi uma das equipas mais temidas na Europa.
Foi no ano de 1961 que os encarnados se estrearam a vencer competições europeias, após uma hegemonia do Real Madrid de Puskás e Di Stéfano, dois dos nomes mais sonantes do conjunto blanco. 
 Na final da competição, o SL Benfica defrontou o FC Barcelona e venceu por três bolas a duas com golos de José Águas, Mário Coluna e um autogolo de Antoni Ramallets.
De destacar que o SL Benfica disputou o jogo com 11 jogadores portugueses, e era comandado pelo húngaro Bella Guttmann.

3. As conquistas das Taças Intercontinental e Continental – Com grande histórico também no hóquei em patins, destaco não uma, mas sim duas conquistas de uma assentada.
O Sport Lisboa e Benfica tem, no seu palmarés, duas Taças Intercontinentais e três Taças Continentais desta modalidade. Foram nos anos de 2013 e 2017 que o SL Benfica conquistou uma das provas mais importantes do panorama do hóquei em patins europeu, ao conquistar a Taça Intercontinental. Em Portugal apenas uma equipa detém este troféu, o OC Barcelos.
O SL Benfica é, também, um dos clubes portugueses que constam na lista de vencedores da Taça Continental a par do OC Barcelos, do FC Porto e do Sporting CP. Esta competição tem uma clara hegemonia espanhola, sendo o FC Barcelona o clube com mais títulos desta competição.

4. Conquista da UEFA Futsal Cup – A 25 de abril de 2010 chegaria a conquista da UEFA Futsal Cup (a liga dos campeões de futsal), a prova mais prestigiada de clubes na Europa nesta modalidade.
O SL Benfica levou a melhor sobre os espanhóis do Interviú ao vencer por três bolas a duas no prolongamento desta final. Davi foi o herói dos encarnados ao marcar o tento decisivo ao aproveitar da melhor maneira um erro da defensiva adversária.
De recordar que as “águias” já tinham chegado à final desta mesma prova, também contra o Interviú, mas saiu derrotado com um resultado agregado de 7-5 a favor do clube do país vizinho.
Esta foi não só a primeira conquista deste troféu pelo SL Benfica, como também a primeira conquistada por clubes portugueses. Apenas o Sporting Clube de Portugal conseguiu repetir a proeza dos encarnados ao vencer a prova na temporada 2018/19.

5. Tetracampeonato – A conquista de quatro campeonatos nacionais consecutivos não é coisa fácil, e o SL Benfica necessitou de seis tentativas para o conseguir. Após ver travadas as suas aspirações por cinco vezes, à sexta chegou mesmo o tão ambicionado tetra do clube lisboeta.
A sequência de títulos de campeão nacional iniciou-se a 20 de abril de 2014 e terminaria com a conquista do campeonato número 36 no dia 13 de maio de 2017.
Este feito foi realizado por dois treinadores: primeiro por Jorge Jesus, que conquistou os primeiros dois títulos, e depois por Rui Vitória, que conquistou os restantes.
Apenas por outras três vezes na história do futebol nacional se conseguiu a proeza de conquistar quatro ou mais títulos consecutivos. O Sporting CP foi o primeiro clube, seguindo-se o FC Porto, que conquistou um “tetra” e um inédito “penta”."

Sem comentários:

Enviar um comentário