Classe, competência e bilhete para a 4.ª final four
Com distinção, o Benfica superou o Sporting nos quartos de final da UEFA Youth League e marcou duelo com a Juventus nas meias-finais da prova, dia 22 de abril, em Nyon.
Superioridade total do Benfica e vitória incontestável (0-4) no dérbi jogado em casa do Sporting nos quartos de final da UEFA Youth League, na tarde desta quarta-feira, 13 de abril. Apuradas pela quarta vez para a final four da competição, as jovens águias vão enfrentar a Juventus no dia 22 de abril (13h00) no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon.
A equipa benfiquista teve uma entrada positiva e ambiciosa no dérbi no Estádio Aurélio Pereira, com linhas subidas e a esticar o seu futebol até à grande área do Sporting. O jogo entrou, depois, num registo de equilíbrio, com as ações a decorrerem predominantemente na zona intermediária, sem que delas resultassem iniciativas ou combinações que ameaçassem os guarda-redes.
Ao minuto 27, o figurino do duelo começou a mudar. O avançado Luís Semedo recebeu a bola à entrada da área sportinguista e, em posição frontal, disparou para defesa de Diego Callai. Era o primeiro remate enquadrado fogoso!
Volvidos dois minutos, os encarnados inauguraram o marcador. A jogada foi trabalhada nos três corredores: João Tomé fez o passe da direita para o meio, Cher Ndour prolongou o movimento ofensivo servindo Diego Moreira na esquerda, e o extremo canhoto variou depois, num cruzamento, para a zona do segundo poste, onde surgiu Pedro Santos, oportuno, com um gesto técnico difícil, mas perfeito, a rematar de pé direito e a iludir o guardião Diego Callai (0-1).
Em vantagem, o Benfica acentuou o controlo e o domínio do jogo na primeira parte, que terminaria com os encarnados na liderança da eliminatória.
Na segunda metade do encontro ficaram ainda mais patentes a classe, a maturidade, a competência e a eficácia do coletivo benfiquista. Ao minuto 57, elaboração perfeita e bola no fundo das redes verdes e brancas. Martim Neto jogou curto com Luís Semedo no corredor central, o avançado derivou a jogada para a esquerda, Rafael Rodrigues lançou Pedro Santos na profundidade, o médio atacante, com notável habilidade, contornou um adversário e assistiu para a finalização de Diego Moreira com o pé esquerdo no interior da área (0-2).
O 0-3 tardou apenas dois minutos, e começou numa recuperação do médio-defensivo Jevsenak. A bola seguiu para Cher Ndour, passou pelos pés de Martim Neto e de Luís Semedo, viajando até ao flanco esquerdo, para receção e cruzamento de Diego Moreira, a servir a conclusão de Pedro Santos (59').
O Benfica estava imparável! Desenhou novo ataque vertiginoso aos 64', mas Pedro Santos acabou derrubado à entrada da área. Da infração resultou cartão vermelho direto para Chico Lamba.
O triunfo tornou-se mais robusto (0-4) ao minuto 89. Entrados na segunda parte do desafio, Hugo Félix, Ricardo Marques e João Resende criaram a oportunidade de golo, mas quem faturou, na recarga, foi Diego Moreira, bisando no dérbi, tal como Pedro Santos.
Pela quarta vez, depois das presenças em 2013/14, 2016/17 e 2019/20, o Benfica qualificou-se para a final four da UEFA Youth League.
DECLARAÇÕES
Luís Castro (treinador do Benfica): "Conhecemos bem a equipa do Sporting e tentámos anular os pontos mais fortes e explorar os mais frágeis. Temos jogadores superinteligentes e com muita qualidade. Perceberam muito bem o plano de jogo, e as coisas tornam-se fáceis quando temos jogadores deste nível. Não é fácil estar sempre nestes patamares. Para o conseguirmos, temos de trabalhar muito bem em toda a Formação. Agora, vamos pensar na Juventus, é mais uma final."
Diego Moreira (extremo do Benfica): "Sabíamos que seria um jogo difícil, preparámo-nos muito bem e alcançámos o nosso objetivo. O nosso foco, agora, está no jogo com a Juventus. Cada jogo é uma final. Conquistar a Youth League faz parte dos nossos objetivos."
António Silva (defesa-central do Benfica): "Foi uma grande vitória. Sabíamos que uma equipa portuguesa iria estar na final four, felizmente fomos nós. Cumprimos plenamente o plano de jogo que o míster nos deu. É de salientar o trabalho de todos os jogadores nesta vitória. Estar na final four tem um significado especial, é uma competição em que o Benfica tem uma tradição muito boa."
Sporting-Benfica
0-4
Estádio Aurélio Pereira
Onze do Benfica
Samuel Soares, João Tomé (Martim Ferreira, 46'), Tomás Araújo, António Silva, Rafael Rodrigues, Jevsenak (Nuno Félix, 72'), Martim Neto (Hugo Félix, 86'), Cher Ndour, Pedro Santos (Ricardo Marques, 80'), Diego Moreira e Luís Semedo (João Resende, 72')
Suplentes
André Gomes, Martim Ferreira (46'), Nuno Félix (72'), Hugo Félix (86'), Ricardo Marques (80'), Franculino Djú e João Resende (72')
Ao intervalo 0-1
Golos do Benfica
Pedro Santos (29' e 59'), Diego Moreira (57' e 89')
Sem comentários:
Enviar um comentário