Três dias depois, o Benfica voltou a vencer o Estoril no Estádio António Coimbra da Mota (0-1), na 4.ª eliminatória da prova-rainha.
Uma pincelada de arte de Neres na Amoreira pintou os oitavos de final da Taça de Portugal para o Benfica. Diante do Estoril, três dias após a partida da Liga Bwin, novo triunfo, desta feita por 0-1 na 4.ª eliminatória da prova-rainha.
Dois treinadores com estratégias diferentes na abordagem ao jogo da prova-rainha. Roger Schmidt mudou uma peça no Benfica: Neres no lugar de Chiquinho; Nélson Veríssimo alterou sete nomes em relação ao duelo do Campeonato: Dani Figueira, Pedro Álvaro, Tiago Araújo, João Carvalho, Tiago Gouveia, Delos e João Carlos foram lançados a titular.
O técnico benfiquista dissera na antevisão que este seria "um jogo completamente diferente", e assim foi. Águias fiéis à sua forma de jogar, com muita posse, futebol apoiado, pressão alta sobre o portador da bola e boa ocupação de espaços sem o esférico. O Estoril, mais corajoso, tentou mostrar mais do que o fizera na partida do Campeonato nos últimos 30 metros com bola, sendo que apostava numa primeira zona de construção, mas com dificuldades na segunda zona, não ligando com eficácia o meio-campo e o ataque.
Primeiros minutos com o jogo algo preso e sem grandes oportunidades. Aos 10', Bah cruzou pela direita e Musa não chegou ao esférico por centímetros. Resposta estorilista de imediato (11'). Iniciativa de Tiago Gouveia, diagonal para dentro e disparo do meio da rua por cima. O jogo precisava de um safanão e o mesmo foi dado aos 17', por Grimaldo. Livre direto para o Benfica por falta de Ndiaye sobre Musa e o lateral espanhol a atirar à barra.
A primeira parte não foi pródiga em oportunidades, mas as melhores pertenceram aos da Luz. Aos 30', Enzo, com um passe magistral, isolou Rafa, mas o 27, frente a Dani Figueira, rematou ao lado. Os canarinhos tentaram responder aos 36', mas o cabeceamento de João Carlos foi travado por Odysseas. Até ao intervalo só houve Benfica! Aos 40', após livre estudado, António Silva, de pé esquerdo, quase surpreendeu. Aos 45', Musa trabalhou na área, rematou e Dani Figueira defendeu por instinto. Ao intervalo, o 0-0 mantinha-se no Estádio António Coimbra da Mota.
Ambas as equipas regressaram dos balneários sem alterações, mas volvidos dois minutos, aos 47', revés para o Estoril. O árbitro Fábio Veríssimo mostrou cartão vermelho direto a Francisco Geraldes após derrube a Rafa quando este ia isolado para a baliza estorilista. No livre direto, Grimaldo obrigou Dani Figueira a voar para evitar o golo (48').
Com mais um futebolista no relvado, o Benfica incidiu ainda mais a pressão e, aos 53', num contra-ataque, Neres lançou Rafa, o 27 rematou cruzado, mas o guarda-redes da equipa da Linha defendeu. Nélson Veríssimo sentiu, a partir daqui, que tinha de retocar o conjunto e lançou Rosier para equilibrar a equipa; e mais tarde, até ao final do desafio, Mexer, Léa Siliki, Benchimol e Gonçalo Esteves.
Porém, o Estoril nada pôde fazer a não ser contemplar na primeira fila a arte de Neres, que pintou, num meio pontapé de bicicleta, o caminho dos oitavos de final da Taça de Portugal para o Benfica. Cruzamento de João Mário na direita, Dani Figueira teve uma abordagem deficiente e Neres, de forma acrobática, a fazer o 0-1 (66').
Na frente, Roger Schmidt, que lançara Henrique Araújo (na vez de Musa) um minuto antes do golo, deu ainda minutos de jogo a Gilberto, Diogo Gonçalves e Chiquinho. Os encarnados estavam confortáveis na partida, geriam o ritmo com bola, não deixavam o Estoril sair a jogar e ainda colecionavam oportunidades que fizessem brotar do tapete verde o tento da tranquilidade.
Aos 78', Henrique Araújo desviou ao primeiro poste, para fora, um cruzamento de Gilberto; aos 86', Dani Figueira, a dois tempos, travou o tiro de Enzo. No minuto seguinte, aos 87', uma ténue aparição dos da casa num remate cruzado de Gonçalo Esteves que Odysseas sacudiu pela linha final. A partida terminou com a vitória do Benfica, por 0-1, através do bonito golo de Neres, que garante, assim, pela 7.ª vez consecutiva, a presença nos oitavos de final da Taça de Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário