quarta-feira, 27 de março de 2024

CAIR DE PÉ!



Luta honrosa na despedida de histórica Champions
O Benfica foi batido pelo Lyon na 2.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões e terminou a sua participação na prova.
A disputar, pela primeira vez, os quartos de final da Liga dos Campeões, o Benfica perdeu contra o Lyon (2.º classificado do ranking da UEFA e oito vezes campeão europeu), por 4-1, na 2.ª mão desta fase da prova, e foi eliminado do certame. O jogo realizou-se nesta quarta-feira, 27 de março, no Estádio do Olympique Lyonnais.
As anfitriãs entraram melhor na contenda e, no primeiro quarto de hora, criaram algumas ocasiões. Lena Pauels amparou remates de Van de Donk (4') e Le Sommer (6') na área, e a mesma Le Sommer (13'), já na pequena área, atirou ao lado.
Sustido o ímpeto inicial francês, as encarnadas também colocaram a defensiva oponente em sentido. Aos 19', Marie Alidou tentou a sua sorte de longe, errando o alvo, e, aos 27', Carole Costa cabeceou para as mãos de Endler.
Praticamente no lance seguinte, Chandra Davidson dividiu uma bola no ar com Enler, que derrubou a avançada canadiana. Contudo, a árbitra Cheryl Foster, auxiliada pelo VAR, nada assinalou.
O duelo distanciou-se das balizas nos minutos consequentes, exceção feita a uma bela mancha de Lena Pauels na cara de Cascarino, à passagem do minuto 33.




Porém, à beira do descanso, ambas as formações marcaram. Laís Araújo atrasou o esférico para Lena Pauels, que tentou alcançá-lo à entrada da área, mas o passe ficou curto. Le Sommer intersetou o couro e entregou-o a Cascarino, que abanou as redes desertas (1-0).
As águias ripostaram de imediato: com um notável passe a rasgar, Francisca Nazareth lançou Lúcia Alves na área, sob a direita, e a ala cruzou rasteiro para a pequena área, onde Marie Alidou encostou para o 1-1. Foi o nono tento da internacional canadiana na presente edição da prova!
Ainda antes do intervalo, Lena Pauels, com uma intervenção atenta, negou o golo a Gilles, que cabeceou na sequência de um canto.
A segunda metade abriu com o bis de Cascarino, no 51.º minuto. Numa grande arrancada a partir do flanco esquerdo, a avançada fletiu para dentro até à entrada da área e disparou forte e colocado, entregando, novamente, a liderança ao Lyon (2-1).
No entanto, as gaulesas tiveram a mira desafinada durante quase todo o segundo tempo. Apenas Dumornay (68'), Majri (78') e Becho (88') atiraram próximo do alvo e foi Majri (78') quem esteve mais perto de marcar, tendo Lena Pauels bloqueado o seu remate com uma enorme defesa.
Deste modo, as Inspiradoras lutaram pela passagem à próxima fase até ao fim do tempo regulamentar. Filipa Patão promoveu a entrada de Jéssica Silva para o lugar de Andreia Faria, aos 57', e, pouco depois, a dianteira esteve próxima de chegar a um cruzamento perigoso de Catarina Amado.
Já aos 72', Christy Ucheibe quase surgiu isolada na área e, no canto subsequente, Chandra Davidson cabeceou ligeiramente ao lado.
Todavia, no tempo de compensação, a equipa da casa deu contornos exagerados e injustificados ao seu triunfo. Horan ganhou uma disputa aérea na área encarnada e entregou a Diani, que, de boa posição, não desperdiçou (3-1). A escassos segundos do fim, a atacante bisou caprichosamente, após um corte de Catarina Amado ter desviado na atleta francesa e acabado no fundo da baliza (4-1).
Assim, o Benfica encerrou a sua histórica participação na Liga dos Campeões. No domingo, 31 de março, às 18h15, as águias enfrentarão o Sporting, no Benfica Campus (Campo n.º 1), na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal.




DECLARAÇÕES
Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Conseguimos transformar um jogo em nossa casa, que não tínhamos tanto critério com bola, num jogo com mais critério, mesmo a sair da nossa primeira fase de construção. [Hoje] Corremos mais riscos, sabíamos disso, mas precisávamos de correr mais riscos, e tivemos mais posse de bola, coisa que não tivemos tanto no Estádio da Luz. Demos mais um passo ao nível do crescimento, mas, infelizmente, não conseguimos o objetivo de passar às meias-finais. Caímos de pé, embora eu ache um resultado pesado para aquilo que fizemos nos dois jogos. Acima de tudo, olharmos para a frente. Tenho a certeza que o futuro será risonho. Quem joga como nós jogámos aqui em Lyon, olhos nos olhos com o tal poderoso Lyon, só pode dar bons indicadores para o futuro. Nós, enquanto equipa, Benfica e clube, além de sonhar, queremos concretizar. Queremos muito e vamos continuar a trabalhar muito."
Chandra Davidson (avançada do Benfica): "É um sentimento agridoce. Estamos muito frustradas, mas também muito felizes por termos chegado aos quartos de final. Podíamos ter feito mais, porque temos equipa para isso, mas perdemos controlo no final. Estou extremamente orgulhosa, mas também frustrada. Estou esperançosa para o futuro e temos de continuar a avançar."
Anna Gasper (média do Benfica): "É difícil este momento. Estamos frustradas, pois pensamos que podíamos ter feito mais. Claro que estamos orgulhosas por termos chegado até aqui, mas o nosso objetivo era passar os quartos de final. Mas estou orgulhosa da equipa, pois mostrámos que conseguimos estar ao mesmo nível. Alguns erros individuais no final do jogo fizeram com que o resultado fosse tão desnivelado. Mas demos tudo e mostrámos que merecíamos aqui estar e jogar a este nível. Só podemos ter orgulho em nós próprias. Digo aos adeptos que daremos tudo, como fizemos hoje. Queremos ganhar tudo em Portugal, vamos lutar por isso e esperamos que nos apoiem como fizeram aqui e esperamos que o façam no domingo [31 de março, frente ao Sporting]."




Laís Araújo (média do Benfica): "Estamos muito orgulhosas e, ao mesmo tempo, um pouco frustradas. Fizemos um bom trabalho, conseguimos mostrar um Benfica com carácter, corajoso e é isso que queremos manter. Infelizmente, não conseguimos manter a mesma pressão e intensidade na 2.ª parte, mas temos mostrado um carácter especial na Champions e a cada ano que passa estamos mais fortes. Acredito que temos tudo para chegar a uma final nos próximos anos. No Benfica não há impossíveis, temos de sonhar, acreditar e mostrá-lo dentro de campo. Saímos daqui de cabeça bem erguida e vamos continuar a ser um Benfica corajoso."
Lyon-Benfica
4-1
Estádio do Olympique Lyonnais
Onze do Benfica
Lena Pauels, Laís Araújo, Carole Coste (Andreia Norton, 83'), Christy Ucheibe, Lúcia Alves, Anna Gasper, Andreia Faria (Jéssica Silva, 57'), Catarina Amado, Marie Alidou (Paige Almendariz, 90'+4'), Chandra Davidson (Andrea Falcón, 83') e Francisca Nazareth
Suplentes
Carolina Vilão, Rute Costa, Ana Seiça, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz (90'+4'), Marta Cintra, Jéssica Silva (57'), Andreia Norton (83'), Lara Martins, Pauleta, Andrea Falcón (83') e Daniela Silva
Onze do Lyon
Endler, Carpenter, Mbock Bathy, Gilles, Bacha (Morroni, 70'), Van de Donk (Majri, 63'), Horan, Däbritz (Egurrola, 46'), Diani, Cascarino (Becho, 76') e Le Sommer (Dumornay, 46')
Suplentes
Belhadj, Benkarth, Renard, Morroni (70'), Dumornay (46'), Majri (63'), Marozsán, Egurrola (46'), Sombath, Sylla, Becho (76') e Mendy
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Marie Alidou (45'); Lyon: Cascarino (43' e 51') e Diani (90'+1' e 90'+6')

Sem comentários:

Enviar um comentário