terça-feira, 28 de maio de 2024

OS JOGADORES DEVIAM FALAR MAIS



 "1. Rafa esteve 8 anos no Benfica, e nunca e conhecemos na verdade. É pena. Noutros tempos, bem distantes, os adeptos 'conheciam' os jogadores. Não, obviamente, das páginas do Instagram, mas das entrevistas que iam dando com a maior naturalidade ao longo da carreira. Hoje as coisas não se passam assim.


2. Volto a dizer que é pena. Essa prática antiga de jornalismo não esbarrava em limitações de fala nem em agentes ou gestores de imagem. Os jogadores falavam com os jornalistas, os adeptos ganhavam uma proximidade afetiva com os jogadores, e, no fim, ficavam todas a ganhar.

3. Rafa deu a sua primeira entrevista depois de se despedir do Benfica e disse isto: 'Eu sou benfiquista, sim. É verdade. Não tenho problema nenhum em dizer isso. Hoje em dia, faz-me muito confusão que o que interessa sejam as fotos nas redes sociais, o que interessa é beijar o símbolo ou a maneira como se festeja um golo quando se devia olhar para o que a pessoa é, para o que a pessoa faz, para o que a pessoa sente pelo Clube'.

4.  Se conhecemos Rafa quando Rafa se foi embora. E isso foi um grande desperdício. Porque Rafa tinha muitas coisas para dizer e muita coisa que os benfiquistas gostaram de ouvir: 'Acho que a maneira como eu estive no Benfica é a maneira certa, é a minha maneira de ser, é a minha maneira de estar. Eu gosto do Benfica e amo o Benfica à minha maneira, e vai ser sempre assim'. Os jogadores deviam falar mais.

5. A história da temporada de 2023/2024 do futebol feminino do Sport Lisboa e Benfica conta-se assim... Supertaça, Taça da Liga, Campeonato, Taça de Portugal. Destas histórias é que gostamos todos de ouvir e de contar. Quatro finais felizes, mas não obra do acaso. Reconhecerão, alguns com grande esforço, o mérito do Benfica na transformação do futebol feminino em Portugal num crescente fenómeno de popularidade. Neste ano, dirigentes, equipa técnica e jogadoras viram os seus esforços magnificamente recompensados. Aliás, nada de grande se faz sem esforço.

6. O Benfica despediu-se deste campeonato no fim de semana passado com um empate bisonho em Vila do Conde. Foi um jogo sem história com a vitória a escapar nos últimos instantes do tempo de compensação. No entanto, a equipa do Benfica protagonizou um belíssimo momento coletivo quando se uniu à homenagem a Ukra, jogador do Rio Ave, fazendo guarda de honra à saída do jogador de campo. São estes os valores do Benfica, e quem não entender isto entende muito pouco de grandeza do nosso clube.

7. Vem aí o Europeu, e o Benfica contribui com António Silva e com João Neves para a seleção nacional de Roberto Martinez. As maiores felicidades para os nossos jovens jogadores nessa competição de altíssimo nível são o que, certamente, todos os benfiquistas mais desejam."

Leonor Pinhão, in O Benfica

Sem comentários:

Enviar um comentário