quinta-feira, 13 de novembro de 2025

EQUILÍBRIO DE FORÇAS

 


Num embate dividido, a equipa feminina de futebol do Benfica empatou com o Twente (1-1), nesta quarta-feira, 12 de novembro, no Estádio da Luz, em jogo válido para a 3.ª jornada da fase de liga da UEFA Women's Champions League.

Um tiro de Cristina Prieto balançou as redes, mas foi insuficiente para levar de vencida o rival dos Países Baixos.
Com o Presidente Rui Costa a assistir ao encontro na Catedral, as pentacampeãs nacionais tiveram uma boa entrada. Decorridos 23 segundos, Lúcia Alves surgiu na área das visitantes e marcou, mas o golo foi invalidado por fora de jogo de Cristina Prieto no início da jogada, num lance que deixou muitas dúvidas.
Com claro ascendente nesta fase inicial, o Benfica continuou à procura do golo. Aos 4', após livre em zona frontal, a bola sobrou para Caroline Møller, que já na área das neerlandesas rematou sobre a trave.




Pressionantes, a assumirem as rédeas do embate, as encarnadas estiveram bem nos duelos no meio-campo. Aos 13', de fora da área, Cristina Prieto, que regressou ao onze, arriscou o tiro de fora da área, mas errou o alvo.
Três minutos depois, mais uma excelente ocasião para o Glorioso. A partir da direita, Catarina Amado cruzou para o interior da área das visitantes, onde Cristina Prieto se elevou, superiorizando-se às centrais rivais, e cabeceou sobre a barra.
O desafio entrou depois numa fase mais equilibrada. Aos 31', Proost, com espaço, rematou para intervenção de Lena Pauels para canto. Na sequência da bola parada, Christy Ucheibe cortou de cabeça, sobre a linha de baliza.
Mais ameaçadoras nesta altura, as neerlandesas tornaram a visar as redes encarnadas, aos 33'. A guarda-redes das águias desviou o disparo de Ravensbergen para fora.
Ao intervalo, com 7 remates para cada lado, o nulo mantinha-se.
No reatar do jogo, Caroline Møller protagonizou a primeira ocasião de golo das águias. Aos 53', Catarina Amado voltou a avançar pelo corredor direito e serviu a internacional dinamarquesa, que cabeceou ao lado.
Com a partida dividida, e o esférico a rondar as duas áreas, Ivan Baptista operou a primeira alteração, lançando Nycole Raysla no lugar de Caroline Møller (61').
No minuto seguinte, numa bola longa de Lúcia Alves, nasceu o 1-0. Carleer escorregou e Cristina Prieto aproveitou para progredir em diagonal da esquerda para o centro. Em zona frontal, de fora da área, aplicou um remate indefensável de pé direito e colocou as Inspiradoras na dianteira (1-0, aos 62'). Muitos festejos na Luz!
No entanto, numa transição rápida, as vice-líderes da liga neerlandesa igualaram. Com espaço na área do Benfica, Groenewegen rematou em arco e anotou o 1-1, aos 69'.
As visitantes tiveram outra ocasião de perigo. Aos 77', Vliek atirou à baliza e Christy Ucheibe e Lena Pauels desviaram a bola para o poste.
O Benfica soube organizar-se e partir em busca de mais um golo. Aos 80', Rakel Engesvik, que entrou em campo aos 78', esteve perto do objetivo.
Apesar do esforço e da garra em campo, as comandadas de Ivan Baptista não conseguiram o triunfo ambicionado, pois o resultado persistiu (1-1).
Christy Ucheibe, que emprestou solidez ao quarteto mais recuado das Inspiradoras, foi eleita a Player of the Match pela UEFA.
Sem compromissos no próximo fim de semana de 15 e 16 de novembro, as águias voltam a competir no dia 19 de novembro (quarta-feira), às 20h00, diante do Paris FC. A partida com o emblema francês é referente à 4.ª jornada da Champions League e será disputada no Estádio Jean Bouin.
DECLARAÇÕES




Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Um jogo muito disputado durante os 90 minutos. Nem sempre bem disputado, muitas das vezes demasiado partido, pelo menos para aquilo que eram as nossas intenções. Encontrámos aqui uma equipa do Twente com muita qualidade, como nós já tínhamos previsto, e que se bateu bem. Depois faltaram algumas coisas, a verdade é essa. Na 1.ª parte, acreditamos que nos tenha faltado ali alguma agressividade em duelos, em segundas bolas, em estarmos um bocadinho mais compactos também para conseguirmos estar melhor posicionados para ganhar essas segundas bolas. Faltou encontrar os espaços por dentro, a partir do momento em que chegávamos ao nosso corredor lateral e em que conseguíamos atrair as jogadoras do miolo do Twente. E depois parece-me que a equipa entrou na 2.ª parte com uma cara ligeiramente diferente, mais agressiva, mais forte na disputa dos duelos. Estávamos a perder muitos duelos e isso faz muita diferença naquilo que é o desenrolar do jogo. Conseguimos chegar merecidamente ao golo da vantagem e não conseguimos acalmar as coisas, não conseguimos controlar o ritmo, não conseguimos entrar num ritmo de jogo que nos favorecesse. Não podemos sofrer um golo do empate naquele momento do jogo, num momento de transição. É algo em que temos de crescer e em que temos de estar mais adultas no futuro, mas faz parte. A verdade é que o Twente também fez por merecer este resultado, também se bateu bem, tem jogadoras de altíssimo nível. A nós cabe-nos recuperar, porque neste jogo sentiu-se também em momentos mais perto do meio da 2.ª parte alguma falta de frescura natural de quem está a competir de 3 em 3 dias e de quem está a encontrar uma equipa que não esteve em competição no fim de semana, que teve uma semana limpa de preparação. Isso faz diferença e foi notório até naquilo que foi a capacidade de nós intervirmos do banco para ajudar a equipa do ponto de vista de substituições, de adaptações que estávamos a precisar de fazer. Queríamos muito os 3 pontos, vamos a Paris [defrontar o Paris FC] com uma missão muito clara. Temos de ir lá lutar pelos 3 pontos."




UEFA Women's Champions League (fase de liga) | 3.ª jornada | 12/11/2025
Benfica-Twente
1-1
Estádio da Luz
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado (Rakel Engesvik, 78'), Diana Gomes, Christy Ucheibe, Marit Lund, Anna Gasper (Carolina Tristão, 74'), Beatriz Cameirão (Carissa Boeckmann, 78'), Caroline Møller (Nycole Raysla, 61'), Lúcia Alves, Cristina Prieto e Chandra Davidson (Lara Martins, 74')
Suplentes
Rute Costa, Salomé Prat, Carole Costa, Joana Silva, Letícia Almeida, Pauleta, Carissa Boeckmann (78'), Carolina Tristão (74'), Rakel Engesvik (78'), Lara Martins (74'), Nycole Raysla (61') e Neide Guedes
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze do Twente
Lemey, Carleer, Knol, Groenewegen (Van der Vegt, 87'), Hulst (Ivens, 46'), Van Ginkel, Ravensbergen, Roord, Tuin, Vliek e Proost
Suplentes
Tijink, Bussman, Van der Vegt (87'), Oude Elberink, Diekman, Andradóttir, Te Brake, Verdaasdonk e Ivens (46')
Ao intervalo 0-0
Golos
Benfica: Cristina Prieto (62'); Twente: Groenewegen (69')

Sem comentários:

Enviar um comentário