sexta-feira, 29 de junho de 2012

LIGA DE CLUBES-PROÍBIDOS EMPRÉSTIMOS A CLUBES DO MESMO ESCALÃO


Proibido emprestar jogadores a clubes do mesmo escalão
MEDIDA ENTRA EM VIGOR ESTA TEMPORADA
quinta-feira, 28 junho de 2012 | 21:45




 
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
 
Na próxima temporada, os clubes não poderão emprestar jogadores a emblemas do mesmo escalão. A medida foi esta quinta-feira aprovada, no Porto, em Assembleia-Geral da Liga.

O impedimento consta na nova proposta de Regulamento de Competição dos campeonatos profissionais, hoje aprovado na reunião magna dos clubes, e resultou da iniciativa do Nacional, coincidindo com os propósitos do Sporting, que iria também propor nesse sentido.

À saída da AG da Liga, Rui Alves, presidente do Nacional, anunciou que a alteração que propôs (entre outras a anunciar mais tarde pela LPFP) teve o voto favorável de 19 emblemas contra nove contra e uma abstenção.

Luís Duque, administrador da SAD do Sporting, confirmou a aprovação da norma, ainda não anunciada oficialmente pela Liga, argumentando que a votação na proposta do Nacional tornou irrelevante a intenção do seu clube.

"Vai, sobretudo, dar mais transparência ao futebol português", disse o dirigente, recordando que a proibição de empréstimo de jogadores a clubes da mesma divisão "é um facto em campeonatos como o inglês".

Para Luís Duque, "o princípio está aprovado", mas caso apareça "quem saiba contornar a regra, isso fica para o julgamento de quem segue o futebol".

O dirigente sportinguista argumentou com as equipas B para justificar o fim desses empréstimos: "Os jogadores que precisarem de evoluir podem fazê-lo 'em casa', isto é, nos clubes que os contratam e em provas profissionais".

No final da reunião magna, o presidente da mesa de Assembleia-Geral da LPFP confirmou, sem dar números, a aprovação desta norma e de outras propostas de alteração dos regulamentos de disciplina e de competição, todas aprovadas por maioria.

Todas estas propostas têm ainda de ser ratificadas pela AG da Federação Portuguesa de Futebol.

A segunda AG, que tinha como ordem de trabalhos o alargamento da Liga de clubes, não foi realizada por falta de quórum dos proponentes, adiando, assim, uma decisão sobre o assunto.

O Conselho de Presidentes começou com 1:15 horas de atraso, o que atrasou os restantes trabalhos, com a AG, que decidiu a norma que impedirá o empréstimo de jogadores entre clubes da mesma divisão, a começar apenas às 18H00 - durou cerca de quatro -, quando o seu início estava previsto para as 15H00.

Centralização dos direitos televisivos

Em conferência de imprensa, o presidente da Liga Mário Figueiredo confirmou ainda outra medida. O clubes aprovaram por unanimidade a centralização dos direitos televisivos na Liga.

"Na sequência de um estudo económico, realizado por uma entidade britânica especializada em estudos de análise de mercados televisivos, no qual se concluiu que a venda coletiva de direitos TV pela Liga Portugal é benéfica e acarreta um acréscimo de receitas que possibilita uma maior distribuição pelos clubes", explicou a Liga de Clubes.

"Estou mandatado para, até setembro de 2012, negociar junto do atual operador [Olivedesportos] e preparar uma queixa a apresentar à Direção Geral de Concorrência da Comissão Europeia no caso de não se concretizar a negociação", disse Mário Figueiredo.

O dirigente afirmou estar mandatado para o efeito pelo Conselho de Presidentes da Liga, que assim deliberou "por maioria", segundo o próprio, embora não tenha revelado quantos emblemas se fizeram representar na mesma reunião, que durou cerca de três horas

Sem comentários:

Enviar um comentário