quarta-feira, 24 de julho de 2013

DELEGAÇÃO DO TORINO ENRIQUECE MUSEU BENFICA COSME DAMIÃO

Delegação do Torino enriquece Museu Benfica Cosme Damião

Efeméride de 1949 recordada

Delegação do Torino enriquece Museu Benfica Cosme Damião

Em visita ao Museu Benfica Cosme Damião, uma Delegação do Torino ofereceu, de forma simbólica, várias lembranças nas quais está incluída uma peça do avião que vitimou os 26 jogadores do clube italiano, no dia 4 de Maio de 1949.

 “Estamos orgulhosos de ver que este acontecimento do Torino se mantém recordado em Lisboa. É emocionante, se pensarmos que este trágico acidente aconteceu há 65 anos. Estamos aqui para manter esta ligação com o Benfica e estamos emocionados”, começou por dizer o presidente do Museu del Grande Torino e della Leggenda Granata, Domenico Beccaria, em declarações à Benfica TV.

As várias peças ficarão expostas, a partir de esta quarta-feira, no trajecto que liga o primeiro e o segundo pisos do Museu Cosme Damião, onde já existe também, refira-se, uma alusão ao jogo desse mesmo dia, na altura uma homenagem ao capitão benfiquista, Francisco Ferreira. No regresso, o avião embateu na Torre de Superga, vitimando todo os seus ocupantes… Uma viagem fatídica.

“Esta partida é inesquecível e imortal. Pode-se vencer, pode-se perder, pode-se fazer muitas coisas no Futebol e no Desporto, mas recordar certos acontecimentos vai para além dos resultados. O Torino veio a Lisboa honrar Francisco Ferreira e, no regresso, os seus jogadores faleceram num acidente de aviação. Apesar de o facto ser triste, estamos aqui – felizes - por este motivo desportivo e de amizade se manter vivo”, concluiu.  

De referir que, em representação do Sport Lisboa e Benfica, esteve o vice-presidente do Clube para a área do Património, Alcino António.

S.L. BENFICA

Sem comentários:

Enviar um comentário