quinta-feira, 10 de setembro de 2015

CURIOSIDADES SOBRE O ASTANA


site da UEFA publicou uma série de dados e factos curiosos em antevisão ao jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, que vai opor o Benfica ao campeão do Cazaquistão: o modesto e recente Astana, fundado em 2009.

Sobre o clube que visita a Luz na próxima terça-feira, a UEFA realça o facto de ser a primeira equipa do Cazaquistão a garantir a presença na fase de grupos da `Champions´, depois de superar três eliminatórias: o Astana eliminou o Maribor, da Eslovénia, o HJK Helsínquia, da Finlândia e o APOEL, do Chipre, que, na altura do play-off, ainda era treinado por Domingos Paciência.

Sobre treinador e jogadores, é curioso o facto do técnico dos cazaques, o búlgaro Stanimir Stoilov, ter atuado, enquanto jogador, pelo Campomaiorense, entre 1995 e 1997, onde teve a oportunidade de defrontar o Benfica por duas vezes (derrota por 2-0 na Luz e empate a zero em casa).

A plataforma online da UEFA conta também que o extremo do Benfica Mehdi Carcela e o médio do Astana Georgi Zhukov passaram pelos escalões de formação do Standard Liège, e que o marroquino das águias defrontou, por diversas vezes, o avançado Kabananga, quando ambos jogavam na Bélgica (um no Standard e outro no Club Brugge).

A lista de factos curiosos é finalizada com um dado sobre Fejsa – o médio defensivo do Benfica estreou-se pela seleção da Sérvia em 2007, precisamente frente ao Cazaquistão, numa altura em que o Astana ainda não existia.

Sem comentários:

Enviar um comentário