terça-feira, 14 de março de 2017

O MELHOR LATERAL-ESQUERDO SAÍDO DA FORMAÇÃO DO BENFICA


"Conto pelos dedos. Esta é a segunda vez (salvo erro, que a memória se confunde com a de um peixinho dourado, a dar voltas sobre voltas num aquário redondo)  que escrevo sobre o melhor lateral canhoto que alguma vez nasceu da formação do Benfica. Um Bernardo Silva disposto a fintar inclusive a si próprio com o polegar na boca e a fralda na outra mão qual Linus van Pelt, o melhor amigo de Charlie Brown.
Aviso que só será a última se ele o assim quiser, se se deixar daquelas simulações de corpo tão-Chalana e passar a ter misericórdia pelos rivais, se começar a colocar pontos nas vírgulas com a biqueira da bota esquerda.
Deixarei de falar dele se passar a contentar-se com o mini com que tentaram aliviar o peso da ambiciosa alcunha colada desde os tempos do Seixal. Um rótulo feito lastro, que soube ir largando desde cedo até conseguir voar sendo apenas
Bernardô Silvá
Os tempos? De Messi, mas também de Cristiano. E assim irão continuar.
O mundo manter-se-á separado por mais alguns anos por novo tratado de Tordesillas, agora versão Portugal-Argentina, com um eucalipto de cada lado do mapa dividido, a secarem tudo à volta. Só quando os reinos se desfizerem, e cada quilómetro quadrado de território for reclamado numas cortes intermináveis, os candidatos se prepararão para a sucessão. Reclamarão a força da sua casa e o direito de sangue para se sentarem no trono.
Não o ajuda não ter maturado na Luz. Da primária saiu quase para a universidade, teve de crescer, fazer-se homem. Não ajuda ter-se afirmado longe, sem ter voltado a passar pela casa da partida de um muito especial tabuleiro de Monopólio. Não ajudou que fosse um Monaco em regeneração que o tenha acolhido, a lutar com forças desiguais numa liga francesa dominada por Paris.
Teve de recuperar o tempo perdido, à sombra, até não deixar dúvidas. Já não há quem não diga que é o melhor. Numa liga que tem Cavani, Di María, Falcao, Pastore, Lucas, Lacazette, Payet é para ele que apontam. É a ele que pedem que assine pela sua equipa.
Se Gelson entusiasma, e João Mário é terreno seguro e fértil sobre o qual fazer florir uma equipa... Se André Gomes é fiável, Guedes tem potência, André Silva promete encher-se de golos, e se de Renato Sanches ainda têm de se esperar grandes coisas, é a Bernardo Silva, esse anãozinho de 1,72, altura que só poderia servir para um defesa adaptado, que se pedirá quase toda a magia.
É apenas uma má anedota, entre algumas boas histórias contadas pelo seu ex-treinador. E é, também por isso, em jeito de piada que continuo. Bernardo Silva é o melhor lateral-esquerdo que já saiu da formação da Luz!
É um lateral feito 10, com smile a pontuar. Mais a sério, um dez herdeiro de Rui Costa, e que está a pouco de conquistar o mundo. Nós, portugueses, podemos lá desdenhar tal coisa?
Tenho a certeza que vou voltar a escrever sobre ti, Bernardô!"

Sem comentários:

Enviar um comentário