quinta-feira, 26 de setembro de 2013

CLUBES EUROPEUS GERARAM RECEITAS DE €8,1 MIL MILHÕES

Clubes europeus geraram receitas de 8,1 mil milhões


    Futebol

  Clubes europeus geraram receitas de 8,1 mil   milhões

Dados são de um relatório da UEFA sobre o plano financeiro. Reunião em Cascais debate fair-play financeiro e o licenciamento dos clubes até amanhã. Cunha Rodrigues destaca a justiça.
No ano passado, os 237 clubes que em 2013/14 participam nas competições europeias geraram receitas de 8,1 mil milhões de euros, segundo informação do relatório da UEFA intitulado "License to thrill" sobre os dados financeiros auditados e entregues pelos clubes. Aquele montante situa-se nos 57% do total de 14,1 mil milhões relativo aos mais de 700 clubes monitorizados, registando-se um crescimento de 7% nas receitas.

Em simultâneo, o aumento das receitas superou, pela primeira vez, o crescimento dos salários e os clubes gastaram, em média, 60% das receitas com ordenados, correspondendo 79% a salários de jogadores e 21% em técnicos e administrativos. Outro dado salientado pelo estudo é que, pela primeira vez desde 2009, os prejuízos baixaram de 1,7 mil milhões de euros para 1,1 mil milhões, uma descida de 600 milhões de euros que o estudo identifica com o esforço colectivo para reduzir custos e efectuar poupanças em função das regras de fair-play financeiro. O peso das verbas oriundas dos direitos televisivos foi de 25% em termos globais, embora no caso italiano atingisse 48%, seguindo-se França (47%) e Inglaterra (43%)
"Há sinais positivos de que os clubes vão ser recompensados pelos esforços financeiros desenvolvidos para o futebol se tornar cada vez mais sustentável", defendeu Fernando Gomes, líder da Federação, em Cascais, onde até amanhã decorre a reunião sobre licenciamento de clubes e fair-play financeiro das federações ligadas à UEFA.
fonte:diário económico

Sem comentários:

Enviar um comentário