terça-feira, 18 de novembro de 2014

F1 : EQUIPAS PEQUENAS EXIGEM OUTROS RECURSOS

Equipas mais pequenas exigem outros recursos
FORCE INDIA, SAUBER E LOTUS PRESSIONAM ECCLESTONE

 

Desigualdades financeiras estão a estrangular várias escuderias do pelotão da F1.
Este final de temporada na Fórmula 1 está dominado por contas e mais contas, números e mais números. E não, não estamos (ainda) a falar da aritmética dos pontos a duplicar na última corrida da época e que vai decidir o campeão de 2014. As contas e os números também se referem ao dinheiro que vai faltando às equipas mais pequenas do pelotão.

Já esta semana, em Abu Dhabi, está prevista uma reunião – proposta pela Force India, Sauber e Lotus – com Bernie Ecclestone no sentido de melhorar (aumentar)as verbas atribuídas e que saem do “bolo” dos direitos comerciais da F1.

A desistência da Marussia e o “incomodativo” peditório da Caterham para conseguir participar na última corrida da época são apenas uma das faces visíveis da crise. A recente sugestão da entrada de carros da GP2 (!) na grelha é outra.

Cartel

As equipas que subscrevem a proposta de reunião com Ecclestone (e com a empresa que detém os direitos da F1, a CVC) lembram que já tentaram várias ações de sensibilização para o problema.

Mais: acusam Ecclestone, a CVC e as “big 5” (Red Bull, Ferrari, Mercedes, McLaren e Williams) de alinharem numa espécie de “cartel que controla a gestão da Fórmula e a distribuição de fundos”. As verbas destinadas às equipas não são idênticas para todas – dependem, por exemplo, dos pontos conquistados – e as mais pequenas sofrem da falta de recursos. Algo que veio acentuar-se esta temporada, com a entrada em cena das novas “unidades de energia” (sistemas híbridos de propulsão) e que terão esgotado entre 70 a 80 por cento das verbas recebidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário